Eventos na Freguesia

Recenseamento

Pensamentos

"Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.

E é preciso que tudo isto continue,

Quando já não for como agora,

Mas melhor.

É preciso que a vida do campo continue.

E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima."

(Charles Péguy)

Porta 65

Portal Do Cidadão

Eventos na Freguesia
PDF 

Espera-se um mar de gente para maior feira anual do distrito de Viseu.

 
PDF 

Cartaz Oficial da Festa de São João e Nossa Senhora de Fátima , da Aldeia da Relva –Monteiras – Castro Daire.


Começa já no próximo dia 16 de Junho e que se prolonga nos dias 21, 22, 23 e 24 de Junho mais uma edição da Festa em honra de São João padroeiro da Relva – Castro Daire. Com uma programação que será abrilhantada este ano com o artista AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS,  Orquestra FINA ESTAMPA de Viana do Castelo, e o Grupo Musical Trovão. A animação está garantida, com momentos de desporto, jogos e danças tradicionais típicas da região.

No Sábado dia 22, a Orquestra Fina ESTAMPA de Viana do Castelo, toma conta do recinto da festa. Junto das 23:30 assista a um dos eventos mais tradicionais da aldeia da Relva, a queima do Recriz de São João e ao fogo-de-artifício. Uma das tradições mais antigas da aldeia, leva a mocidade a juntar-se nos dias que antecedem a festa, para juntar lenha  de modo a fazer uma das maiores fogueiras,  que é queimada no sábado à noite. As suas chamas vêem -se a quilómetros de distância, iluminando o ambiente da noite.  O levantamento da bandeira (o pau de São João), bem como no dia 23 para o dia 24 a realiza-se algumas traquinices, de retirar os potes de flores da casa das raparigas amadas para os colocar em sítios públicos, espalhando-os de seguida pela aldeia.  E nem os carros de bois escapam, sendo usados para trancar os caminhos da aldeia.
No Domingo, o dia começa com a arruada da “Banda Filarmónica União Musical de Sobreira, Oliveira de Frades”.  Ás 11:00 horas, ocorrerá o momento alto da festa, a Missa solene em honra do Padroeiro, “São João” e nossa Senhora de Fátima, com saída da procissão pelas ruas da aldeia em honra do Santo acompanhada, de perto, pela Banda Filarmónica.

Às 15:00 horas, sobe ao palco o Rancho Folclórico de Orgens, Viseu, bem como o Rancho Folclórico da Relva”. Nos intervalos, o leilão de oferendas.
A grande novidade deste ano é a atuação no dia 23 Domingo, do artista, AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS, com três décadas dedicadas á musica tradicional popular dispensa apresentações. Com uma energia e dinâmica em palco e a sua capacidade de comunicação, faz dele um exímio improvisador e “cantador ao desafio”, capaz de articular estrofes verdadeiramente únicas e surpreendentes de perspicácia, graça e acutilância, leva o espectador a momentos únicos de interação e diversão.

A comissão de festas da Relva 2013, agradece desde já toda a colaboração que tem recebido por parte de toda a população em especial da aldeia da Relva, bem como a todas as instituições e patrocinadores que colaboraram para a realização do evento.

Festa de São João da Relva, e Nossa Senhora de Fátima, dias 16, 21, 22, 23 e 24 de Junho de 2013
Local: Largo da Associação Relvense, Rua 24 Junho, Relva – Monteira, 3600-475 Castro Daire

(Clique na imagem para ampliar)

 

 
PDF 

(Duplo click na Imagem para Ampliar)

 
PDF 

A castanha como produto de excelência da nossa Freguesia deve ser valorizada

A Freguesia de Monteiras, juntamente com a Associação D.C.R. de Colo do Pito  vai organizar no dia 11 de Novembro a festa convívio de São martinho, desta vez na Aldeia de Colo do Pito.
O convívio realizar-se-á na sede da Associação D.C.R. Colo do Pito, com a hora marcada para as 15:00 da tarde de Domingo, com o tradicional magusto, extensivo a todos os visitantes e população local, onde não irão faltar as castanhas assadas, o vinho a jeropiga o porco assado e muita animação. O evento conta ainda com a animação da Associação de cantadores e tocadores das Concertinas da Beira Alta.

A Freguesia tem levado a cabo a iniciativa, contado com a colaboração de todas as Associações da Freguesia, e em especial o anfitrião da Aldeia de Colo do Pito que tem a delicadeza e o trabalho árduo de este ano preparar o convívio, para que nada falte a quem nos visita. È com o intuito de valorizar e aproximar o convívio entre a população da freguesia, e aproveitar um dos melhores produtos que a nossa região tem. Porque a castanha foi dos alimentos cuja importância na dieta alimentar foi enorme em tempos, sendo substituída pela batata. Por ser um produto de excelência, e dos poucos bens agrícolas transacionáveis, que é explorado nas nossas terras, a Freguesia tem apostado e incentivado a população a plantar castanheiros, através da campanha de plantação de árvores autóctones. Para permitir criar cada vez mais riqueza para toda a comunidade da Freguesia de Monteiras.



 
PDF 

(Clique na imagem para Ampliar)

 
More Articles...
<< Start < Prev 1 2 Next > End >>

Page 1 of 2
RocketTheme Joomla Templates