Recenseamento

Pensamentos

"Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.

E é preciso que tudo isto continue,

Quando já não for como agora,

Mas melhor.

É preciso que a vida do campo continue.

E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima."

(Charles Péguy)

Porta 65

Portal Do Cidadão

PDF 

Aqui ficam algumas ideias para evitar o desperdício de água e energia, minimizando o impacto sobre o ambiente.

 

1. Uma torneira a pingar durante 24 h, de 5 em 5 segundos, perde em média 3 L de água, o que corresponde a mais de 1000L de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.

2. Substitua as lâmpadas incandescentes por iluminação eficiente (lâmpadas fluorescentes, LED...) - uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W, ao final do ano terá uma poupança de cerca de 3 euros por cada hora diária de utilização.

3. Sempre que for o último a sair de um compartimento da casa apague a luz. Instale detectores de presença que desligam as luzes quando uma sala está desocupada.

4. O caudal de uma torneira é de 11 a 19 L de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.

5. Não deixe a água a correr enquanto faz a barba, lava os dentes... pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor e mais económico que deixá-la a correr sem necessidade.

6. Tente isolar as frestas das janelas e portas para evitar as perdas de calor. Utilize vidros duplos. Feche as cortinas pra evitar trocas de energia... poupará cerca de 30 % dos consumos de energia com o aquecimento.

7. Sempre que abrir o frigorifico retire tudo o que necessita de uma só vez, perderá menos energia do que abri-lo um maior número de vezes ainda que por menores períodos de tempo. Mantenha a Tº do mesmo acima dos 5-6ºC. Tº inferiores são inúteis e aumentam o consumo de energia em cerca de 8%.

8. Não lave a loiça com água corrente, encha o lava loiça. Se possuir máquina de lavar loiça ou roupa, só as utilize quando estas estiverem cheias, ou então em programas de meia-carga, prefira os programas de menor duração e a mais baixas Tº sempre que possível.

9. Quando estiver a cozinhar um alimento ou aquecê-lo, coloque sempre uma tampa poupará muita energia, evitando as trocas da mesma.

10. Proceda á rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nesta altura, a evaporação é menor pelo que poupará bastante água.

11. Tente manter as lâmpadas e os globos protectores bem limpos para que a energia gasta seja aproveitada na totalidade.As lãmpadas limpas gastam menos energia.Evite os abat-jours muito opacos, já que obrigam á utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.

12. Desligue os aparelhos eléctricos no interruptor em vez de os deixar em stand-by, poupará cerca de 20%.

13. Opte sempre que possivel por aparelhos eléctricos de calsse A, A+ ou A++ o ambiente agradece e a sua carteira também.

Reutilize a água que poder, seja racional, a água de lavar o chão poderá poupar uma descarga do autoclismo, cerca de 5L de poupança, tenha atitudes pro-activas e instale equipamentos de redução de caudal nas suas torneiras. Poupe a Energia, troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo consumo que duram mais e poupam muito mais energia. Isto é, seja consciente.. poupe o Ambiente e poupe na sua carteira.

 

Saiba mais em:

http://www.deco.proteste.pt/

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/

 
RocketTheme Joomla Templates