Recenseamento

Pensamentos

"Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.

E é preciso que tudo isto continue,

Quando já não for como agora,

Mas melhor.

É preciso que a vida do campo continue.

E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima."

(Charles Péguy)

Porta 65

Portal Do Cidadão

PDF 

A reciclagem ao contrário do que vulgarmente se pensa é um processo bastante comum e bastante utilizado á já algum tempo. Sendo os materiais recicláveis incorporados no fabrico de novos materiais ou então constituindo o todo desses novos materiais. Todos os dias chegam a nossa casa objectos produzidos graças à reciclagem das embalagens usadas que separamos em casa e colocamos nos ecopontos

Porquê Reciclar: Reciclar é nos dias de hoje para os cidadãos mais do que uma atitude de cidadania e um bom hábito, é um gesto de preservação do ambiente e a tentativa de melhorar ou manter a qualidade de vida das gerações vindoras. Este é apenas um dos gestos que podemos incluir numa política mais alargada de valorização, reutilização e reciclagem dos materiais.

Como fazer: Quase tudo em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, o papel/cartão, o vidro... O primeiro passo da reciclagem é a separação das embalagens usadas pelo seu tipo de material. Se estas contiverem restos de materias, exemplo pacotes de leite usados, devemos então lavá-las e escorrê-las de modo a que os restos não causem maus odores enquanto os guardamos em casa. Sempre que possível deveremos espalmar as embalagens de modo a que ocupem menos espaço. Por fim, é importante retirar as rolhas e as tampas sempre que estas sejam feitas de outros materiais diferentes da embalagem.

Como separar: o esquema seguinte permite entender como separar correctamente as suas embalagens em casa

Curiosidades:

1. A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100W durante 4horas.

2. Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.

3. 5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL e 10 chegam para um par de calças.

4. Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de qualidade.

5. A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir de fibra vegetal.

6. Os metais, aço e alumínio reciclados dão origem a peças de uso comum como os bicos do fogão. Dentro do seu automóvel estão concerteza muitas peças que foram produzidas graças às latas de conserva que colocou no ecoponto há uns meses atrás.

7. A madeira reciclada dá origem a aglomerado, material usado em grande parte do mobiliário que temos em nossas casas.

8. O papel higiénico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.

9. Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de materias-primas originais.

10. A inceneração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um posto de trabalho enquanto que a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.

Jogos educativos - testa os teus conhecimentos sobre a reciclagem

 

 
RocketTheme Joomla Templates