Recenseamento

Pensamentos

"Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.

E é preciso que tudo isto continue,

Quando já não for como agora,

Mas melhor.

É preciso que a vida do campo continue.

E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima."

(Charles Péguy)

Porta 65

Portal Do Cidadão

PDF 

Festa do Espírito Santo

Realiza-se no 1º Domingo de Agosto, em Monteiras.

Festa de São João

Tem lugar a 24 de Junho, em Relva. È uma festa em honra de São João

A queima do Recriz, do São João da Relva, é uma tradição milenar levada a cabo pelas gentes da terra. Esta tradição, leva os rapazes da terra a juntar lenha numa moreia  para queimar na noite de S. João,   tem lugar em Relva da Freguesia de Monteiras, do Concelho de Castro Daire.

Festa da Senhora da Saúde -

Realiza-se anualmente no 3º Domingo de Julho, em Colo do Pito. A festa é religiosa, (missa, procissão acompanhada por banda de música) e a parte recreativa e cultural, desporto e baile, quer no dia quer na véspera.

Festa da Senhora da Ouvida

Realiza-se nos dias 2 e 3 de Agosto.

Convívio do São Martinho

FEIRA

Realizada na Freguesia de Monteiras a Feira da Senhora da Ouvida – realiza-se em 3 de Agosto, é uma das maiores feiras de ano no nosso País. De carácter religioso com romaria e novena, contando com missa campal e procissão. Localiza-se junto à E.N. nº 2, no cruzamento em Monteiras, na ligação de Castro Daire a Lamego. As suas principais atracções e animações, não faltam as Cantigas ao Desafio, a corrida de cavalo,e a luta de bois ou chegas, tradição de há muitos anos. e, e a noitada do dia 2 para o dia 3, com as barraquinhas de comes e bebes. Como se realiza em  Agosto atrai muita gente. Nas tasquinhas que existem na feira podem saborear-se os churrascos e a famosa posta de vitela Arouquesa.

De referir que vêm Romeiros de diversos lugares, em especial as Freguesias de Monteiras de Moura Morta, Mezio e Gosende tem bastante devoção, sendo muitas das pessoas que cumprem a romaria e novena a Senhora da Ouvida. É neste dia que as famílias juntam-se para confraternizar, e preparam o seu farnel para almoçar ou lanchar nas margens do rio Paivó nas Monteiras perto da Ponte, ou nas margens do rio de Moura Morta, junto à ponte.

 

 
RocketTheme Joomla Templates