Recenseamento

Pensamentos

"Porque há lugares, meu Deus, que têm de ser mantidos.

E é preciso que tudo isto continue,

Quando já não for como agora,

Mas melhor.

É preciso que a vida do campo continue.

E a vinha e o trigo e a ceifa e a vindima."

(Charles Péguy)

Porta 65

Portal Do Cidadão

As Noticias da Freguesia
O Carreiro da Moita na Aldeia do Eido está a ser rectificado PDF Print E-mail

A Freguesia de Monteiras está a proceder a pavimentação do caminho pedonal do Corgo da Moita. Devido ao facto da maior parte da população que passa no carreiro ser as pessoas mais idosas, e deste modo melhorar o acesso das duas aldeias.

Serão realizados trabalhos de alargamento em alguns pontos bem como retirar algumas pedras mais salientes. A pavimentação em cubos de granito garante o alisamento do carreiro para facilitar a passagem das pessoas mais idosas.

 

Veja as restantes imagens do andamento das obras

Continuar a Ler...
 
Novo Calendário da Freguesia de Monteiras para 2016 PDF Print E-mail

Já se encontra disponível o calendário do ano de 2016 na sede da Junta de Freguesia de Monteiras,  se ainda não tem o seu peça um exemplar grátis, e tenha sempre consigo um cantinho para matar as saudades da nossa Freguesia.


 
Eleições Europeias de 25 de Maio de 2014 - Saiba onde Votar PDF Print E-mail

Caras e Caros cidadãos eleitores,

Porque o seu voto é importante, verifique previamente a sua situação no recenseamento eleitoral ( nº eleitor, freguesia de inscrição e local de voto)
Utilize uma das seguintes alternativas:

SMS 3838 (GRATUITO) – Envie uma mensagem escrita, para o número 3838, escrevendo: RE (ESPAÇO) nº identificação civil (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) (espaço) data de nascimento (formato AAAAMMDD). Exemplo: RE 12345678 19750602

Portal do Recenseamento: www.recenseamento.mai.gov.pt

Linha telefónica de apoio ao eleitor: Ligue 808 206 206 (custo chamada local)

Ou consulte a Junta de Freguesia da sua área de residência

O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições directas. Os 736 deputados que nele têm assento são representantes dos 492 milhões de cidadãos dos 27 Estados-Membro da União Europeia. Portugal elege actualmente 22 deputados.

· Desempenha um papel activo na elaboração de leis que se reflectem no dia a dia dos cidadãos, por exemplo, a nível da protecção do ambiente, dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades, dos transportes, bem como da livre circulação de trabalhadores, de capitais, de serviços e de mercadorias. O Parlamento dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho, aprovar o orçamento anual da União Europeia.

· São elegíveis para os Parlamento Europeu:

· Os cidadãos portugueses recenseados no território nacional

Os cidadãos portugueses inscritos no recenseamento eleitoral português, residentes fora do território nacional que não optem por votar em outro estado membro da União Europeia;

Os cidadãos da União Europeia, não portugueses, inscritos no recenseamento eleitoral português.

São eleitores dos deputados ao Parlamento Europeu eleitos em Portugal:

·   Os cidadãos portugueses recenseados no território nacional;

Os cidadãos portugueses inscritos no recenseamento eleitoral português, residentes fora do território nacional, que não optem por votar em outro Estado membro da União Europeia que votam presencialmente

Os cidadãos da União Europeia, não nacionais do Estado português, recenseados em Portugal.

Os mandatos são de 5 anos.

· Face às alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, a Assembleia da República promoveu diversas alterações, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento. Se é portador de cartão de cidadão e actualizou a sua residência até ao dia 25 de Março de 2014 já deverá votar no local de residência que indicou na inscrição do novo cartão. Relembre-se que para os cidadãos que não possuem cartão de eleitor e são portadores do cartão do cidadão deverão préviamente tomar conhecimento do seu número de eleitor para poder votar e identificar a sua mesa de voto.

Mais se informa que para que os eleitores afectos por doença ou deficiência fisica possam exercer o seu direito de voto acompanhados por terceira pessoa, por si designada, as mesas das assembleias eleitorais podem exigir o atestado comprovativo da impossibilidade prática de "per si só" exercerem esse direito. A emissão do atestado em causa, é da competência de um médico que exerça poderes de Autoridade de Saúde, a funcionar no dia das eleições das 8 às 19 Horas, no Centro de Saúde de Castro Daire, onde poderão ser atendidos, para emissão do referido atestado.

Informação

Neste contexto deverá ter em atenção o seguinte:

- Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.

- Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.

- Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.
Verifique o seu número de eleitor(a), bem como a Freguesia onde vota.

Pode utilizar os seguintes meios:

• Consulte via Internet www.recenseamento.mai.gov.pt
Linha telefónica de apoio ao eleitor: Ligue 808 206 206 (custo chamada local)

• Envie um SMS para 3838:

RE “espaço” n.º BI/CC espaço (data de nascimento = AAAA-MM-DD)
Exemplo: RE 12345678 19750602

• Informe-se na respectiva Junta de Freguesia e verifique a sua inscrição.

Mais se informa que o recenseamento eleitoral encontra-se encerrado, de acordo com a lei, sessenta dias antes do próximo acto eleitoral, voltando a abrir do dia seguinte às eleições da forma anteriormente descrita, podendo a comissão recenseadora da Freguesia recensear cidadãos estrangeiros, da comunidade europeia e aceitar transferências desde que no bilhete de identidade conste a Freguesia de Mezio e Moura Morta como residência do cidadão eleitor.

O Presidente da Freguesia de Monteiras

Américo Silva

 
Tradição e Musica Popular animam Feira Anual da Sra. da Ouvida 2013 PDF Print E-mail

A freguesia de Monteiras em Castro-Daire, convida-nos uma vez mais a visitar a feira anual da Senhora da Ouvida que decorrerá nos dias 2 e 3 de Agosto, no recinto que envolve a Capela.

Com um programa convidativo, marcado principalmente pela animação musical ao longo dos 2 dias de folia, a feira inicia-se no dia 2 com animação pelas ruas da feira com cantadores e tocadores de concertinas da região, seguido de um dos pontos altos do evento, a actuação dos tocadores e cantadores de concertinas da Beira Alta, terminando com o famoso despique de Cantadores. Ainda no dia 2 a organização oferece ao público mais jovem um DJ convidado.

A novena e romaria da Nossa Sra. da Ouvida terminam no dia 3 com missa e procissão, momento importante para todos fiéis, em especial os emigrantes, que aproveitam as suas férias para reviver a tradição.

Durante a tarde a festa continua com cinco grandiosas lutas de bois, terminando com mais música, desta vez, com a actuação de vários cantadores ao desafio onde se destaca a Naty Vieira.


Durante todo o evento os visitantes podem ainda apreciar e desfrutar da abundante feira de gado, assim como de inúmeras “barraquinhas” com os mais variados produtos, desde calçado e roupa, a loiças, brinquedos, artigos de maquinaria agrícola e ainda produtos para cultivo agrícola.

E, porque onde há música, há comes e bebes, a feira da Sra. da Ouvida brinda as suas gentes com o melhor da gastronomia regional. Tasquinhas onde se pode saborear pratos tradicionais como a posta de vitela Arouquesa, posta de bacalhau com grão e os mais variados grelhados, acompanhados de um bom vinho da região do Douro ou do Dão. Estarão também presentes as famosas casas de doçaria, o biscoito, as bolas de carne, o famoso fumeiro de Castro Daire e ainda a boa sardinha.

 

Breve entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Monteiras


Secretariado da Junta de Freguesia de Monteiras: A feira da Sra. da Ouvida trás algo de novo este ano?

Presidente:
Sim, esta feira trás sempre algo de novo, inovador, que abrilhanta a festa e as suas gentes. No dia 2, por exemplo, haverá actuação de cantadores em palco e concertinas, sendo dada a possibilidade a um ou outro habilidoso nas cantigas ao desafio para mostrar os seus dotes em palco. Devido ao aumento de fluxo de pessoas, nesta altura do ano, a junta de freguesia pôs à disposição à entrada da feira espaços para o estacionamento de viaturas, cerca de 400 lugares. 


SJFM: A Junta de Freguesia tem apoiado e contribuído para o bom funcionamento desta feira, no sentido de melhorar os acessos, organização e segurança?

Presidente: Sim, nomeadamente ao nível da arborização do espaço e limpeza do mesmo, o qual facilita todas as pessoas que se deslocam a este destacado lugar. No que diz respeito à segurança, irá haver no local as forças de segurança do Posto da GNR de Castro Daire, com o apoio do Destacamento Territorial de Viseu, tendo em vista a melhor circulação de automóveis e pessoas, e, tendo em conta ainda, a sensibilização destas, para a atenção a ter aos carteiristas.
A Junta de Freguesia, pela primeira vez, vai ter no terreno serviço de apoio dos bombeiros voluntários de Farejinhas, o qual passa pela possibilidade de ter uma ambulância no local.

SJFM:
Na sua opinião, qual ou quais a (s) ocorrência (s) mais marcante (s) de todo este evento?

Presidente:
Sem dúvida que o momento mais marcante será a novena e a missa com sermão em honra da N. Sra da Ouvida, para o qual vêm fiéis e peregrinos de diversas regiões para cumprir as suas promessas e agradecer pelos milagres concedidos.
Destaca-se ainda a luta dos bois, a feira do gado e os cantares ao desafio não esquecendo a vasta variedade de comes e bebes que ali abundam nestes dias, nomeadamente os pratos tradicionais como a posta de vitela Arouquesa, posta de bacalhau com grão e os mais variados grelhados.

SJFM: É uma feira apreciada por pessoas de várias idades, jovens e idosos?

Presidente:
Sim, é uma feira que vai de encontro aos gostos e necessidades de todos os grupos etários, uma vez que se trata de um mercado abundante. O programa da feira agrada a todos, no entanto há sempre actividades que estão mais direccionadas para o público mais jovem e outras para o público mais idoso.
Normalmente quem vem uma vez vem sempre.

 

 
Feira de gado e Luta de bois da A.C.D.R.Monteiras PDF Print E-mail

A A. C. D. R. Monteiras vai levar a cabo no dia 17 de Março a Luta de Bois e passeio de Cavalos. Este ano conta com a novidade do evento ter englobado a feira de gado e o passeio a cavalo pela Freguesia. Um Cartaz que arrasta milhares de pessoas em volta de uma tradição, cada vez com mais seguidores e tem como objetivo de reunir os melhores produtores de gado da região, e consequentemente os seus melhores touros de raça Arouquesa.

É um objetivo da associação realizar este evento para que se assuma como um importante certame para a economia local da região do Montemuro, para que possa atrair pessoas de todo o concelho. No local existirá uma montra de produtos locais, permitindo que os nossos agricultores possam vender os seus produtos, e gerar negócios directos, e indirectos, fruto dos contactos efectuados com os produtores, consumidores e comerciantes.

Como é habitual, a Luta de bois irá reunir um conjunto alargado de atividades e eventos, que vão justificar a visita de milhares de curiosos e aficionados. As tradicionais lutas de bois, bem como o passeio de cavalos, certamente vão animar quem visitar o evento.

Este importante certame que é organizado pela A.C.D.R. Monteiras e conta com o apoio da Freguesia de Monteiras, Rádio Limite e o Jornal de Noticias de Castro Daire, bem como todas as associações da freguesia, porque sem elas este evento não seria possível de organizar.

No recinto contará com o apoio de serviço de bar, com os tradicionais petiscos regionais.

Cartaz do evento.

 

 
<< Start < Prev 1 2 Next > End >>

Page 1 of 2
RocketTheme Joomla Templates